PNAIC

O PNAIC é um programa cujo objetivo imediato é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais urbanas brasileiras. Caracteriza-se, sobretudo:

  • Pela integração de diversas ações e diversos materiais que contribuem para a alfabetização,
  • Pelo compartilhamento da gestão do programa entre Governo Federal, estados e municípios;
  • Pela orientação de garantir os direitos de aprendizagem edesenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais.

Principais Componentes:

  • Articulação de diversas ações, programas e recursos materiais do MEC, voltados para a alfabetização e o
    letramento;
  • Aumento da quantidade de materiais didáticos entregues por sala de aula;
  • Formação continuada, presencial, para os Professores Alfabetizadores, com foco na alfabetização;
  • Incentivo aos professores para participar da formação;
  • Gestão e monitoramento do programa, em colaboração com estados e municípios;
  • Mobilização da sociedade e da comunidade escolar;
  • Monitoramento e acompanhamento pelos conselhos de educação e escolares;
  • Aplicação de avaliações diagnósticas (Provinha Brasil) pelas próprias redes, com retorno de resultados;
  • Realização de avaliações externas anuais para todos os alunos concluintes do 2º e do 3º ano;
  • Incentivo para as escolas que mais avançarem, face aos objetivos de alfabetização.

Clique no link abaixo e conheça mais sobre o PNAIC:

PNAIC MEC

O QUE É O PNAIC- PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s